Dinheiro da multa pela tragédia-crime de Brumadinho compra veículos para Lar de Idosos

Com apoio da AVABRUM, instituição de amparo agora tem nova ambulância e novo carro adaptado para atender seus assistidos

O Lar dos Idosos Padre Vicente Assunção, da Sociedade São Vicente de Paulo, de Brumadinho, já tem dois veículos novos para atender seus idosos e realizar tarefas administrativas. A aquisição foi possível após aprovação da doação dos recursos para a instituição, com o apoio da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão), pelo DMC (Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo).

A entrega dos veículos foi feita no dia 4 de junho. O lar recebeu uma Chevrolet Spin Lt adaptada, para serviços administrativos e passeio, e uma ambulância Fiat para simples remoção já equipada com maca, oxigênio e ar condicionado. Os dois veículos custaram R$ 237 mil.

“A necessidade dos veículos já existia e fizemos a exposição para a AVABRUM. Elaboramos um projeto sobre a aquisição, para ela submeter ao DMC e dar o voto que tem o direito. A gente sabe que não consegue voltar atrás no que aconteceu em Brumadinho, mas precisamos dar valor à vida dessas vítimas através do bom uso desses bens relacionados aos valores da multa que a empresa pagou”, afirmou Guilherme Henrique Sales e Silva, presidente do Lar dos Idosos.

Para Maria Zita da Silva, presidente do conselho central da Sociedade São Vicente de Paula, a aquisição foi uma vitória. “Para nós foi uma vitória grande porque nossos idosos eram transportados em uma ambulância e carro já sucateados, sem conforto. Estamos juntos com a AVABRUM, compartilhando todo sofrimento que desde 2019 abalou a cidade toda”, completou.

Maria Regina da Silva e Jacira Francisca, da diretoria da AVABRUM, participaram da entrega dos veículos e reforçaram os objetivos da entidade. “Nossa luta é pelo encontro das vítimas que ainda estão lá. Trabalhamos pela memória, para que este crime não seja esquecido. Por isso, é importante que este dinheiro do DMC venha para Brumadinho, e seja revertido em prol de quem precisa”, afirmou dona Regina. Os veículos foram abençoados pelo padre Pedro Souza Silva.