“Terra, Espírito e Luz”: Concerto Especial de Dia das Mães – sábado, 07/05, 18h Show reúne Marcus Viana (autor da música tema de Pantanal) e outras grandes atrações

Local: Estacionamento Central – ao lado da ponte sobre o Rio Paraopeba (Centro – Brumadinho)

Homenagem às mães e às vítimas do rompimento da Barragem de Brumadinho

Evento gratuito e aberto ao público

Mães da cidade e 272 vítimas fatais da tragédia da Mina Córrego do Feijão serão homenageadas com concerto musical regido pelo maestro mineiro Marcus Viana, autor da música tema da novela “Pantanal”, atualmente em exibição pela TV Globo. Batizado de “Terra, Espírito e Luz”, o concerto será no Estacionamento Central de Brumadinho e começará às 18h, na hora da Ave Maria e do pôr do sol, prometendo muita emoção. No palco com Marcus Viana estarão o grupo Sagrado Coração da Terra e o Coro Madrigale, além de vários convidados especiais: Sanráh Ângelo, banda de percussão Batucabrum, Nabila Dandara (cantora lírica), Arnon Oliveira, Lincoln Cheib, Augusto Rennó, Bárbara Barcellos, Bárbara Garcia, Ivan Corrêa, Eduardo Campos, João Viana e Will Motta.

O seminário e o show são ações da Inspirartes que têm o apoio da Prefeitura Municipal de Brumadinho e a parceria da AVABRUM. Integram o projeto Legado de Brumadinho, desenvolvido pela Sabic, que é realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor dos Recursos do Dano Moral Social decorrente do rompimento da Barragem em Brumadinho (MG).

Legado de Brumadinho é um projeto que nasceu de um sonho da AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho. O sonho de reunir aprendizados nascidos da dor da perda de 272 vidas, vítimas do rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão, e construir a partir dessa dor.

O maior legado construído pelo projeto é o da proteção da vida: a proposta é falar de segurança do trabalho com respeito à vida, para que tragédias evitáveis como a ocorrida em Brumadinho nunca mais aconteçam em nosso país. Outro legado fundamental é o da construção de oportunidades para as pessoas e as comunidades, para que Brumadinho e redondezas possam buscar novos caminhos para o desenvolvimento. Por fim, há o legado de sensibilização da sociedade por meio da cultura e da arte.

O projeto vai beneficiar, de forma totalmente gratuita, dezenas de milhares de pessoas da cidade e de seu entorno: um legado de conscientização e de oportunidades educativas, artístico-culturais e de desenvolvimento para a região.

Para tornar o sonho realidade, a AVABRUM se aliou à Sabic – Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias, que tornou-se a realizadora do projeto e reuniu várias organizações para o desenvolvimento das ações.

Conheça as frentes que compõem o Legado de Brumadinho – todas com atividades totalmente gratuitas.

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA (implantada pela Sabic – Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias)

  • Capacitação de 20 jovens para a criação de uma rede de comunicação comunitária: rádio, tv, redes sociais e publicações gráficas. Os jovens receberão formação especializada e contarão com bolsas.

PUBLICIDADE SOCIAL (implantada pela LS Comunicação)

  • Grande campanha de publicidade social sobre segurança do trabalho com respeito à vida. Reúne site, filmes, redes sociais e ampla assessoria de imprensa.

DESENVOLVIMENTO LOCAL (implantada pela Fundação Dom Cabral)

  • Curso de capacitação das iniciativas sociais em estratégias de sustentabilidade.
  • Curso de capacitação da Avabrum, para aprofundar o trabalho junto à comunidade.
  • Curso de formação de jovens para os desafios da vida e da profissionalização.

ARTE E CULTURA (implantada pela Inspirartes)

  • Três grades ciclos de eventos artístico-culturais para sensibilizar e mobilizar para os temas do projeto.
  • Estão previstos: três seminários, três grandes shows e uma intervenção artística em espaço público.

O projeto é realizado com recursos provenientes de deliberação do Comitê Gestor constituído pelo Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública da União e AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho, que exerce a gestão dos recursos pagos a título de indenização por danos morais coletivos, em acordo judicial firmado nos autos da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho e entidades sindicais profissionais perante a 5ª Vara do Trabalho de Betim, processo n. 0010261.67.2019.5.03.0028.