Fundação Dom Cabral inicia programa em parceria com a Avabrum

Diretoras da associação que representa vítimas da tragédia de Brumadinho iniciam programa com ênfase em sustentabilidade e posicionamento estratégico

Para garantir um planejamento mais eficiente às demandas de seus associados, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM) começou a participar do programa POS (Parceria com Organizações Sociais), da Fundação Dom Cabral.

Realizado por meio do Projeto Legado de Brumadinho, o programa teve início em 31 de maio e tem por objetivo a capacitação da associação em gestão e elaboração do planejamento estratégico. O programa está sendo conduzido pela comunicóloga e doutoranda em Ecologia Humana, Ana Vitória Alkmin, e coordenado por, Sérgio Rabelo e, Luana Fernandes, todos da Fundação Dom Cabral. Ele prevê oito meses de atividades, com oito encontros presenciais, além de reuniões mensais de acompanhamento da execução.

O primeiro encontro contou com a participação de Pamela Silva, que atua na comunicação organizacional da AVABRUM, Josiane Melo, diretora da associação e Alexandra Andrade, presidente da AVABRUM. Foi uma aula para entender quais são as principais demandas da associação e quais caminhos que pretende trilhar no futuro com mais sustentabilidade.

A presidente da AVABRUM relembrou como foi o começo da associação. “A gente surgiu da dor da perda de nossos entes e estamos melhorando nos últimos meses com a criação do Projeto Legado de Brumadinho. Queremos melhorar mais ainda com a ajuda desta capacitação”, afirmou Alexandra. “A gente não quer que este acontecimento caia no esquecimento das pessoas. Queremos deixar um legado para as futuras gerações”, completou Alexandra.

A professora Ana Vitória falou das expectativas do que será trabalhado. “Vamos fazer o planejamento com a Avabrum de forma colaborativa, usando várias combinações de metodologias customizadas para a necessidade da entidade”, afirmou a professora. “A execução do planejamento estratégico também será customizada  para Avabrum, de forma diferenciada pela Fundação Dom Cabral. A ideia é envolver ao máximo os associados e entender as necessidades deles”, completou.

Participação dos associados

Um ponto importante deste trabalho é que familiares das vítimas associados à AVABRUM estão convidados a ajudar neste planejamento estratégico, participando das próximas etapas do POS, que serão realizadas nos dias 9 de junho e 30 de junho, às 18:30, no Centro de Convivência, localizado na rua Aristides Passos, 421, Centro, em Brumadinho – MG. Para participar, ligue para o telefone (31) 99531-1146.

– – – –

Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.

#brumadinho#acidentedetrabalho #amanhapodesertarde #legadodebrumadinho