notícias

2º Memory Day reúne 272 ciclistas em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Vale

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

Cada participante carregou uma placa na frente de sua bike com o nome de uma vítima. Amanhã, dentro da programação para marcar mais um ano da tragédia-crime da Vale, AVABRUM promove Seminário 5 Anos Sem Justiça.

 

Brumadinho, 21 de janeiro de 2024 – A manhã de domingo para os familiares das 272 vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, foi de lembranças e muita emoção. Pelo segundo ano, a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão) realizou o Memory Day, passeio ciclístico em memória das vidas que foram ceifadas na tragédia-crime da mineradora Vale e da certificadora alemã Tüv Süd em 25 de janeiro de 2019. Cinco anos após o colapso da barragem 1 da Minas Córrego do Feijão, ninguém foi punido e 3 vítimas ainda não foram encontradas..

“Hoje é um dia extremamente importante para a gente trazer viva a memória daqueles que nós amamos”, afirmou Andresa Rodrigues, presidente da AVABRUM e mãe de Bruno Rodrigues, morto na tragédia. A atividade, que além de parentes também contou com amigos das vítimas, foi promovida em parceria com o grupo Pedalantes Mário Campos (@pedalantesmariocampos.mtb) e apoio do projeto Legado de Brumadinho*. 

 

2º Memory Day reúne 272 ciclistas em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Vale – Foto: AVABRUM

Cada pedalante recebeu uma placa com o nome de uma vítima para fixar à frente da bike. “Hoje eu levo a plaquinha do meu irmão Sandro Andrade Gonçalves. Nas horas vagas do trabalho da Vale, ele gostava muito de andar de bicicleta. Ele era um amante do esporte. Ano passado, eu até aprendi a andar nestas bicicletas para participar do 1º Memory Day. E hoje estou aqui novamente”, contou Alexandra Andrade, da diretoria da AVABRUM, que, além do irmão, perdeu o primo, Marlon Rodrigues Gonçalves na tragédia-crime da Vale.

A concentração dos ciclistas começou às 7h, na Praça das Joias, local que ganhou este nome também em homenagem às vítimas. “Joias” é como os familiares carinhosamente chamam seus entes mortos na tragédia. Também foram arrecadadas doações de kits de higiene e absorventes femininos, que serão entregues para pessoas carentes.

Antes do início do pedal, às 9h, os diretores da AVABRUM se apresentaram para os participantes, lembrando que o Memory Day também é uma forma de mobilização da sociedade por justiça para as vítimas da tragédia. 

 

Luta incansável por justiça

“A gente agradece imensamente todos vocês, em nome das 272 joias aqui representadas, e convida todos a fazerem parte desta rede de indignação, uma rede de procura por justiça”, afirmou Josiane Melo, diretora da AVABRUM que perdeu a irmã, Eliane Melo, grávida de 5 meses de Maria Elisa. 

“Nós não podemos permitir que, no Brasil, tragédias como as que aconteceram aqui em Brumadinho, Mariana, na Boate Kiss, em Maceió, fiquem impunes. Nós acreditamos cegamente na Justiça. Nós vamos lutar por Justiça até o nosso último minuto de vida”, completou Josi.

A largada foi dada às 9h e os ciclistas percorreram várias vias de Brumadinho, num percurso de 12 quilômetros feito em cerca de uma hora. Ao final, de volta à Praça das Joias, a entrega de medalhas aos participantes foi outro momento emocionante de homenagem, com a chamada viva dos nomes das vítimas. A cada nome chamado, o público repetia “presente”, como uma afirmação de que a vítima não será esquecida.

 

Atividades marcam 5 anos da tragédia 

O Memory Day foi a primeira atividade pública promovida pela AVABRUM para marcar os 5 anos da tragédia-crime da Vale. 

Nesta segunda-feira, os familiares reúnem no Seminário 5 Anos Sem Justiça representantes das tragédias recentes do Brasil que continuam impunes: além de Brumadinho, Mariana, Maceió e Boate Kiss. O encontro inclui representantes do judiciário e da polícia. O evento será na Câmara Municipal da cidade, mas também terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da AVABRUM.

Na quarta, dia 24, a Carreata por Justiça pelas ruas da cidade será seguida por um Momento de Louvor, uma reunião de fé para preparar espiritualmente os familiares para o dia 25, quinta-feira, quando a tragédia completa 5 anos. No Letreiro da cidade, a associação promove um grande Ato em Memória das Vítimas.

 

Confira a programação das ações da AVABRUM

Dia 22 – Segunda

O quê – SEMINÁRIO 5 ANOS SEM JUSTIÇA –  Rompimento Barragem da Vale em Brumadinho – 272 mortes

Horário – das 8h às 17h

Local – Câmara Municipal de Brumadinho

 

24/01 – Quarta

O quê – CARREATA DA JUSTIÇA

17h – Concentração no Cemitério Parque das Rosas

19h30 – Momento de Louvor na Praça das Joias

 

Dia 25 – Quinta

ATO DE 5 ANOS EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS

11h30 – Letreiro de Brumadinho

 

Rolar para cima