Tragédia completa 5 anos no dia 25 de janeiro sem que ninguém tenha sido responsabilizado e punido pela justiça pelas 272 vidas ceifadas. Familiares das vítimas organizam carreata para a noite do dia 24 de janeiro, com concentração às 17h, no Cemitério Parque das Rosas, e irá seguir até a Praça das Joias, onde haverá um Momento de Louvor, com apresentação de coral e cantores gospel e outras apresentações culturais e ecumênicas.
Brumadinho, 12 de janeiro de 2024 – Na busca por justiça e responsabilização criminal pelas 272 mortes causadas pelo rompimento da barragem da Vale em 2019, que irá completar 5 anos neste mês, a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho) irá realizar, na noite do dia 24 de janeiro, uma Carreata por Justiça, Encontro, Memória, Direitos dos Familiares e Não Repetição do crime.
Com concentração às 17h, no Cemitério Parque das Rosas, o movimento irá seguir até a Praça das Joias, onde será realizado um Momento de Louvor, com apresentação de um coral e cantores gospel e outras apresentações culturais e ecumênicas.
Na imagem, carreata por justiça em Brumadinho durante ação de mobilização que marcaram os 4 anos da tragédia-crime da Vale – Foto: AVABRUM
Responsabilização dos culpados
Através de documentos públicos e relatórios finais de três CPIs (Senado, Câmara e Assembleia Legislativa) ficou comprovado que a Vale sabia que a estabilidade da barragem não era segura e, mesmo assim, aceitou os laudos fraudulentos da empresa Tüv Süd, responsável por emitir o documento. A mineradora também sabia que o refeitório e as instalações administrativas estavam localizadas dentro da rota de detritos de mineração e que as rotas de fuga não seriam efetivas. Mesmo com esse conjunto de provas, até hoje ninguém foi responsabilizado.
Carreata de 4 anos da tragédia-crime da Vale em Brumadinho – Foto: Reprodução/AVABRUM
Encontro
Passado todo esse tempo, três joias, como são chamadas as vítimas da tragédia da Vale, ainda não foram localizadas, são elas: Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva. Seus familiares, além da justiça, aguardam pelo encontro.
Destruição
Em menos de 2 minutos, o tsunami de lama da mineradora, além de ceifar 272 vidas humanas, arrasou centenas de hectares de Mata Atlântica, provocou a morte de animais e contaminou a água do rio Paraopeba, atingindo 26 municípios, provocando impactos físicos e emocionais nas comunidades.
Mobilização
Além da carreata, a AVABRUM promove este mês de janeiro em homenagem às vítimas um passeio ciclístico, a carreata seguida do momento de louvor e o Ato 5 Anos Sem Justiça. Confira a programação completa abaixo
SERVIÇO
5 ANOS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA VALE
Dia 21 – Domingo
O quê – 2° edição do Memory Day, Passeio Ciclístico em Homenagem às Vítimas
Horário – 7h (Concentração na Praça das Joias)
Percurso – Saída às 8:30 para o passeio ciclístico pela cidade de Brumadinho
Inscrições gratuitas: Troca por kit higiene pessoal: 3 escovas de dentes, 3 sabonetes, 3 cremes dentais e 1 pacote de absorvente feminino
Informações: 31 98899-7282 (Rubia)
Dia 22 – Segunda
O quê – Seminário 5 Anos Sem Justiça – Rompimento Barragem da Vale em Brumadinho – 272 mortes
Horário – das 8h às 17h
Local – Câmara Municipal de Brumadinho – (Praça da Paz Carmem Oliveira, s/nº – Bairro São Conrado).
24/01 – Quarta
O quê – Carreata da Justiça
17h – Concentração no Cemitério Parque das Rosas
19h30 – Momento de Louvor na Praça das Joias
Dia 25 – Quinta
ATO DE 5 ANOS
11h30 – Letreiro de Brumadinho