Além da estreia das publicações, houve muitas brincadeiras, oficinas e contação de história para conscientizar as crianças sobre o rompimento da barragem da Vale. No próximo domingo (29), evento acontece em Mário Campos.
Brumadinho, 23 de outubro de 2023 – Com muitas brincadeiras, oficinas e contação de história, foi realizada ontem, em Brumadinho, a Manhã Lúdica, evento voltado a crianças com o objetivo de conscientizar sobre o rompimento da barragem da Vale em 2019. Realizada pelos familiares das vítimas com o apoio do projeto Legado de Brumadinho*, a atividade teve como principal atração o lançamento do gibi e do livro infantil ‘Brumadinho: a Reconstrução do Paraíso’, publicações que buscam preservar a memória da tragédia-crime e estimular os futuros adultos a proteger mais a vida e o meio ambiente.
O ponto alto da Manhã foi a contação da história do gibi e do livro infantil pelas autoras, a psicopedagoga Eunice Aparecida Santos e a pedagoga Ludimila Corrêa Bastos. Ouvindo e brincando, as crianças aprenderam sobre a tragédia-crime da Vale em 2019, que matou 272 pessoas e impactou toda comunidade e o meio ambiente.
Além de participarem da contação da história, na ação gratuita, as crianças ganharam uma ecobag com as publicações. Além disso, tanto crianças quanto adultos puderam aproveitar a programação com oficinas de plantio, de escultura de árvore de baobá e pintura facial, brincadeiras com totó e pula-pula, além de algodão doce, pipoca, suco e salgados.
Para a presidente da AVABRUM, Andresa Rodrigues, mãe de Bruno Rodrigues, uma das vítimas da tragédia-crime, o evento cumpriu o seu objetivo de conscientização das crianças, que futuramente deverão assumir a luta para que tragédias como a de Brumadinho nunca mais se repitam.
“Hoje nós conseguimos vários protetores, vários adeptos à nossa causa. A criança é a estrada onde nós vamos percorrer pelo resto das nossas vidas. Então, o que elas aprenderam aqui hoje, vai segui-las. Eu tenho certeza de que, onde as nossas joias estão, lá juntinho de Deus, os corações delas estão felizes por saber que hoje nós semeamos muitas sementinhas, que germinarão e darão excelentes frutos para que o crime nunca mais se repita, e para que a vida esteja realmente em primeiro lugar”, disse.
Com 9 anos, o estudante Lorenzo Bastos se divertiu na Manhã Lúdica. Ele disse que gostou muito da contação da história e reforçou a importância de cuidar do meio ambiente. “Eu achei muito legal a história, mas ao mesmo tempo fiquei muito triste pelas pessoas que morreram”, concluiu.
No próximo domingo, dia 29 de outubro, das 8h às 12h, a Manhã Lúdica se repete na Praça da Igreja Matriz, Bairro São Tarcísio, no município de Mário Campos.