No estande da Prefeitura de Brumadinho, familiares das vítimas irão conversar com o público e expor as consequências do colapso da barragem em 25 de janeiro de 2019. Tragédia, além de matar 272 pessoas, deixou um rastro enorme de destruição no meio ambiente. Fórum acontece entre os dias 22 a 24 de novembro.
Brumadinho, 21 de novembro de 2023 – A convite da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Brumadinho, a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho) estará, entre os dias 22 a 24 de novembro, no IV FBGA (Fórum Brasil de Gestão Ambiental), no Centro de Convenções em Serra Negra, São Paulo. No evento, os representantes dos familiares das vítimas fatais da tragédia-crime vão expor as consequências do rompimento da barragem da Vale, que, além de matar 272 pessoas, deixou um rastro enorme de destruição no meio ambiente.
Após quase 5 anos da maior tragédia humanitária do Brasil, os impactos ambientais do rompimento do dia 25/01/19 em Brumadinho continuam presentes na vida dos moradores dos 26 municípios afetados pela lama. Divulgado pelo IBAMA, mais de 130 hectares de Mata Atlântica foram cobertos pelo rejeito da mineradora. A lama tóxica, ainda por cima, contaminou o rio Paraopeba, tornando a água imprópria para o consumo. Até hoje ninguém foi responsabilizado pela tragédia-crime.
“É muito importante para AVABRUM participar desse tipo de evento. Nesses lugares nós conseguimos mostrar para mais pessoas a luta da associação por justiça, encontro de Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva, as 3 vítimas ainda não localizadas, memória e não repetição do crime. Além do mais, o rompimento da barragem impactou muito o meio ambiente de diferentes formas”, disse Alexandra Andrade, que perdeu o irmão Sandro Andrade e o primo Marlon Gonçalves na tragédia. A representante da AVABRUM estará presente no IV FBGA com Jacira Francisca, que perdeu o filho Thiago Mateus Costa, na tragédia-crime da Vale.
Com eventos simultâneos, que debaterão durante três dias os mais diferentes assuntos ligados à gestão ambiental e sustentabilidade, no estande da Prefeitura de Brumadinho os familiares das vítimas estarão disponíveis para conversar com os visitantes sobre tudo o que vivem desde 25 de janeiro de 2019, quando ocorreu o rompimento da barragem. Estarão expostas as 272 fotos das vítimas fatais, cartazes, livros, revistas e matérias de jornais. No espaço, também serão distribuídos flyers de conscientização e com história da organização.
O FBGA espera receber mais de 10 mil pessoas de todas as regiões do país e do exterior.
Serviço: IV FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental
Data: De 22 a 24 de novembro de 2023
Local: Centro de Convenções em Serra Negra – Rua Nossa Sra. do Rosário, 630 – Estância Suíça, Serra Negra – SP