notícias

“3º Concerto de Natal para Brumadinho” homenageia vítimas do rompimento da barragem

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

Na última sexta, 20 de dezembro, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição do Itaguá, em Brumadinho, recebeu familiares das vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão para uma noite de emoção e memória. O “3º Concerto de Natal para Brumadinho” reuniu músicos e moradores em uma celebração carregada de simbolismo, marcando os seis anos da tragédia-crime que ceifou 272 vidas no dia 25 de janeiro de 2019.

O evento, organizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM), abriu uma série de ações dedicadas a preservar a memória das vítimas e transformar a dor em luta e união. O concerto reuniu amigos, familiares das vítimas e membros da comunidade local, oferecendo um espaço de reflexão e solidariedade.

Alexandra Andrade Gonçalves Costa, 1ª tesoureira da AVABRUM, ressaltou a importância do evento. “É muito gratificante, porque, além da homenagem às 272 vítimas, vemos os familiares e as pessoas de Brumadinho unidas em prol da causa. Essa é também uma forma de ressignificar o Natal, que é marcado por muita saudade. O rompimento da barragem ter ocorrido em um dia 25 é algo que nos marca profundamente. Seguimos lutando para manter viva a memória das vítimas e evitar que novas tragédias aconteçam.”

“Foi uma noite linda, repleta de músicas que tocaram nossos corações. Os artistas encantaram e, juntos, celebramos a proximidade do Natal, tempo de renovar a esperança. O concerto veio para nos acalentar e fortalecer, mostrando que, mesmo na dor, seguimos unidos pelo amor e pela memória”, destacou Sanrah Ângelo, curador do evento.

Edi Aparecida Tavares Pinto, 1ª secretária da AVABRUM, destacou o caráter espiritual do evento. “Desde 2019, todas as nossas ações são para honrar a memória das vítimas. Este concerto, em especial, é um acalento para os nossos corações, uma oportunidade de compartillhar amor e espiritualidade”.

Arte como ressignificação

Entre as apresentações, Dani Tavares, que perdeu o pai na tragédia, emocionou o público com as músicas “Sonda-me” e “Aleluia”. “Fiquei muito feliz com o convite para este evento, que foi organizado, feito com tanto carinho. Escolhi canções que falam de Deus, porquei acho importante levar mensagens de esperança e fé”.

O cantor sertanejo Júnior, que forma dupla com Adilson, falou sobre o poder da música como forma de garantir memórias. “Quando escolhemos as músicas, lembramos do Rodrigo. Foi uma forma de manter viva a lembrança dele e transformar nossa dor em algo bonito”, disse o artista.

O Coral Pérola Negra, formado por moradores de territórios quilombolas da região, também participou, trazendo canções que misturam cultura e tradição. “Para nós, é um prazer imenso estar aqui. Esta é uma forma de levar alegria e acalento aos corações dos familiares e manter viva a memória das vítimas”, destacou a integrante Janaína da Conceição Araújo.

 

Legado de Brumadinho

O “3º Concerto de Natal para Brumadinho” é uma das iniciativas realizadas com recursos do Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, composto pela AVABRUM, Defensoria Pública da União, Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais e Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. A programação inclui canções da Folia de Reis, músicas líricas e até clássicos internacionais, criando um repertório que une tradições e grande diversidade.

O concerto inaugura uma série de ações da AVABRUM para lembrar os seis anos do rompimento da barragem. A próxima ação, intitulada “Memory Day”, acontecerá em 19 de janeiro de 2025, com uma pedalada em homenagem às vítimas.

Sobre a AVABRUM

Fundada em 2019, a AVABRUM é composta por familiares das 272 vítimas do rompimento da barragem, carinhosamente chamadas de “joias”. A associação luta para manter viva a memória dos entes queridos e busca garantir que crimes como este nunca mais aconteçam.

 

 

Rolar para cima