AVABRUM participa de inauguração de Unidade Básica de Saúde em São Joaquim de Bicas
Espaço moderno, construído com recursos do Acordo de Reparação, amplia estrutura de atendimento no município e beneficia usuários do SUS
A Prefeitura de São Joaquim de Bicas inaugurou neste sábado (30) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Rica – Maria da Penha Felisardo Pinto, com a presença do prefeito Matheus Resende, de vereadores, do ex-prefeito Guto Resende e de representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM), entre eles a vice-presidente Maria Regina Silva, mãe da joia Priscila Ellen, e Sayuri Pampulini, suplente do Conselho Fiscal, esposa da joia Max Elias.
A obra foi viabilizada com recursos municipais e parte dos valores do Acordo de Reparação. O posto integra as ações de reparação após a tragédia-crime de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, que matou 272 pessoas e impactou toda a bacia do rio Paraopeba.
Maria da Penha Felisardo Pinto, homenageada na inauguração, era moradora do bairro Vila Rica e tia de Willian Jorge Felizardo Alves, que morreu no rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, aos 24 anos. Ele era funcionário de uma unidade da mineradora em Nova Lima e cobria as férias de um colega na Mina do Córrego do Feijão.
A nova UBS substitui o antigo espaço alugado no bairro, que já não oferecia estrutura adequada. Com consultório odontológico, salas de vacinas e curativos, recepção, farmácia, sala de coleta de sangue, copa, cozinha, sala de reuniões e espaços para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a unidade garante infraestrutura moderna e climatizada para acolher melhor a população.
De acordo com a administração municipal, esta é a maior UBS inaugurada em São Joaquim de Bicas até o momento. O posto é o segundo de um total de cinco unidades de saúde em construção no município, com ajuda da verba do Acordo de Reparação firmado em decorrência da tragédia-crime de Brumadinho.
“A entrega desta unidade de saúde mostra que a luta das famílias não foi em vão. Desde a tragédia-crime de Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas, temos batalhado para que a reparação chegue de verdade às comunidades. Esse posto vai trazer mais dignidade e cuidado para quem precisa, e é isso que queremos: transformar a dor em melhorias concretas para a população e honrar a memória dos nossos familiares”, destacou Maria Regina Silva.