notícias

Apoio e memória: Familiares de vítimas de Brumadinho participam da entrega de viaturas ao Corpo de Bombeiros

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

Cinco novos veículos foram adquiridos com valores destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho, no dia 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.

 

 

Brumadinho, 9 de julho de 2024 –  Com o propósito de apoiar o Corpo de Bombeiros e honrar a memória das 272 vítimas da tragédia-crime da Vale em 2019, a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão – Brumadinho) participou, na última sexta-feira, 05/07, da entrega de cinco viaturas à corporação. O evento ocorreu na Academia do Corpo de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte.

Custeados com valores destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo (DMC), pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho, que ceifou 272 vidas em 25 de janeiro de 2019, os veículos foram adquiridos para quatro corporações em Minas Gerais. Um auto salvamento médio foi destinado ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em Contagem; um auto salvamento leve e uma unidade de resgate foram destinados ao 10º Batalhão de Bombeiros Militar, em Divinópolis; e duas unidades de resgate foram destinadas à 5ª Companhia Independente, em Sete Lagoas.

 

Gratidão aos bombeiros

Representando a AVABRUM na solenidade, Alexandra Andrade, que perdeu o irmão, Sandro Andrade Gonçalves, e o primo, Marlon Rodrigues Gonçalves, na tragédia-crime da Vale em Brumadinho, expressou o respeito e a gratidão que os familiares têm pela corporação. Passados 5 anos, os militares seguem incansáveis em busca por Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva, as 3 vítimas que ainda não foram localizadas. Sem interrupção desde o dia do colapso, a ação é considerada a maior operação de resgate do Brasil. 

“Quando o projeto do DMC chegou para AVABRUM analisar, nós ressaltamos a importância de doar recursos para o Corpo de Bombeiros. Nós temos uma enorme gratidão por vocês, por tudo que fizeram e fazem em Brumadinho. A vida dos nossos amores não foram salvas por negligência. Então, o propósito da AVABRUM é fazer com que esse valor da multa trabalhista seja destinado para salvar vidas”, disse Alexandra. Além dela, representou a AVABRUM na entrega das viaturas Jacira Francisca Costa, que perdeu o filho Thiago Matheus Costa, no rompimento da barragem. 

 

Homenagem à AVABRUM

Durante o evento, a AVABRUM foi presenteada com a Moeda Comemorativa do Corpo de Bombeiros. Conhecidas como Challenge Coins, as moedas são usadas como símbolo de agradecimento, respeito e reconhecimento. São, sobretudo, uma forma de homenagear aqueles que, por meio de seus atos e ações, ajudam dia a dia a cumprir o propósito institucional do Corpo de Bombeiros, que é: “Salvar e valorizar vidas de modo a inspirar pessoas e levar esperança”.

 

Participações especiais

Mediada pelo comandante da Academia de Bombeiros Militar, Coronel BM Peron Batista da Silva Laignier, a cerimônia contou com a participação do Deputado Federal Pedro Aihara, ex-porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, responsável pelas atualizações sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, e da diretora de logística e finanças da corporação, Coronel BM Stella Coeli Flori Maciel Nunes Vieira. 

 

 

Rolar para cima