notícias

Em Brumadinho, Fabrício Carpinejar faz palestra no lançamento do livro da associação dos familiares das vítimas da tragédia-crime da Vale de 2019

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

O escritor abordará temas de seu livro ‘Manual do Luto’. Após 5 anos e 7 meses do rompimento da barragem, ninguém foi responsabilizado, apesar das provas oficiais. Além disso, três vítimas ainda não foram localizadas. Evento acontece no Teatro Municipal.

 

Brumadinho, 21 de agosto de 2024 – No próximo dia 27 de agosto, o escritor, jornalista e palestrante Fabrício Carpinejar estará em Brumadinho para o lançamento do livro AVABRUM – 272 Vidas Presentes. Durante o evento, Carpinejar fará uma palestra sobre seu livro “Manual do Luto”. Organizado pela AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho) e pelo Projeto Legado de Brumadinho, o lançamento ocorrerá às 18h30 no Teatro Municipal de Brumadinho e incluirá um seminário sobre o livro, que narra a história da associação dos familiares das vítimas da tragédia-crime da Vale em 2019.

O livro AVABRUM – 272 Vidas Presentes tem por 49 verbetes, que narram a história da tragédia-crime da Vale ocorrida em 25 de janeiro de 2019, destacando a luta incessante dos familiares das 272 vítimas por justiça, memória, encontro, direitos dos familiares e pela não repetição desse crime. A obra possui 75 páginas, com textos traduzidos para o inglês e o espanhol.

“O lançamento deste livro é a realização de um sonho, uma forma de contar nossa história, nossas lutas e manifestações ao longo desses cinco anos e quase sete meses desde a tragédia que mudou completamente nossas vidas”, afirmou Nayara Porto, presidente em exercício da AVABRUM, que perdeu o marido, Everton Lopes Ferreira, de 32 anos, no rompimento da barragem.

“A tragédia-crime de Brumadinho desencadeou uma revisão completa da segurança industrial no país. Nunca mais seremos os mesmos. Mas não há como fingir que nada aconteceu. Não há como esquecer. Não há como apagar esse capítulo terrível da nossa história. São 272 vítimas que continuam doendo em nós. O testemunho das famílias, que vivem um calvário de cinco anos em busca de respostas para tantas omissões e falhas gritantes, é parte obrigatória do nosso luto e alicerce da nossa saúde emocional”, apontou o escritor Fabrício Carpinejar.

A cerimônia, que também terá transmissão online, marcará o encerramento do segundo ano do Projeto Legado de Brumadinho, essencial na preservação da memória das vítimas, na ampliação da voz dos familiares que clamam por justiça e no combate às narrativas distorcidas das empresas responsáveis pela tragédia-crime, Vale e Tüv Süd. Passados cinco anos e quase sete meses do colapso, até hoje ninguém foi responsabilizado.

 

Serviço

O que: Lançamento do livro AVABRUM – 272 VIDAS PRESENTES

Quando: Dia 27 de agosto, às 18h30

Onde: Teatro Municipal de Brumadinho, na Rua Itaguá, 1000, bairro Progresso (dentro da área da quadra de esportes)

Transmissão: Canais  do Youtube da AVABRUM e do projeto Legado de Brumadinho 

 

 

 

Rolar para cima