notícias

Familiares das vítimas do rompimento barragem da Vale participam da entrega da reforma de UBS em Mateus Leme financiada com o acordo da reparação da tragédia

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

Colapso da barragem da Vale, em Brumadinho, em 2019, além de matar 272 pessoas, gerou sérios danos sociais, econômicos e ambientais. Após 5 anos da tragédia-crime, 03 pessoas ainda não foram localizadas.

 

 

Brumadinho, 16 de fevereiro de 2024 –  A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (AVABRUM),  participou na manhã de hoje,16/02, da entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde, no Distrito de Serra Azul, em Mateus Leme, um dos 26 municípios atingidos pela tragédia-crime da Vale em Brumadinho em 2019. Obra foi financiada com os valores do acordo judicial referente ao desastre que, além de matar 272 pessoas, causou danos sociais, econômicos e ambientais. Além disso, após 5 anos do colapso, 03 pessoas ainda não foram localizadas: Tiago Silva, Maria Bueno e Nathália Araújo.

“Nós, da AVABRUM, estamos presentes na comunidade e a nossa boa reputação perante os moradores de Brumadinho e região decorre de nosso trabalho incansável pelos direitos dos familiares das vítimas e dos que foram afetados por aquela que é reconhecida como a maior tragédia trabalhista brasileira, com efeito devastador na vida de muitas pessoas e no ambiente. Nossa voz tem sido também a voz silenciada de 272 vidas humanas. Queremos honrar a história de vida de cada ser humano que estava nas áreas devastadas: trabalhadores, turistas e pessoas que residiam na vizinhança da barragem. Lutamos por justiça e contra a impunidade”, disse a diretoria da AVABRUM, em nota pública.

Para AVABRUM, é um alento saber que o dinheiro do sangue de seus entes queridos, da dor, da lágrima dos familiares, tem sido usado para salvar vidas.Esse acordo só existe porque 272 pessoas morreram, é um dinheiro de sangue, não é dinheiro da Vale, não é dinheiro dos cofres públicos.

No evento, representaram a diretoria da AVABRUM os familiares de vítimas Alexandra Andrade, que, além do irmão Sandro Andrade Gonçalves, perdeu o primo, Marlon Rodrigues Gonçalves na tragédia-crime da Vale, e  Felipe Coelho, que perdeu o pai Olavo Henrique Coelho, no desastre. Com a presença do governador Romeu Zema, o anúncio da reforma foi feito pelo Governo de Minas.

 

Feira Livre

Antes da entrega da reforma da UBS, os representantes da AVABRUM e o governador do Estado visitaram a Feira Livre de artesanato, gastronomia e música da cidade. Antes, a feira ficava na rua, mas após também receber recursos do acordo de reparação da tragédia de Brumadinho foi instalada em novo espaço.

 

Sobre a AVABRUM

A AVABRUM nasceu da dor dos familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale em 25 de janeiro de 2019, que de forma abrupta matou 272 vidas soterradas em meio a lama. Em meio ao caos do que eram os primeiros dias após o desastre, os familiares buscavam por informações através da imprensa, porque a resposta da Vale, causadora de todo o problema, foi e até hoje é o silêncio. A associação é um espaço de união, organização e acolhimento entre os familiares das vítimas, que mesmo em meio a tanto sofrimento, rotinas pessoais, até hoje, após 5 anos de impunidade, lutam por justiça.

 

Bandeiras da associação

1. Luta por justiça;

2. Pelo encontro de todas as joias, como são tratadas as vítimas da tragédia;

3. Preservação da memória das 272 vidas perdidas;  

4. Combater de todas as formas a não repetição de uma nova ruptura de barragem, pois vidas não se reparam;

5. Garantir os direitos dos familiares.

 

Rolar para cima