notícias

Projeto de arte busca fortalecer e ressignificar vida dos afetados pela tragédia-crime da Vale em Brumadinho

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

Há um ano e meio, projeto Anagama oferece cursos e oficinas gratuitas de música, audiovisual e cerâmica a jovens e moradores da região de Brumadinho. Ação já atendeu mais de 500 pessoas.

 

 

Brumadinho, 23 de fevereiro de 2024 – Ressignificar e alentar. Esses são alguns dos objetivos do projeto Anagama, iniciativa da ONG Contato, que há um ano e meio trabalha prioritariamente com jovens e moradores de Brumadinho afetados pela tragédia-crime da Vale em 2019. O colapso, além de ceifar 272 vidas, causou danos irreparáveis à toda comunidade.

Tendo como pilares “Arte, inclusão e Sustentabilidade”, o projeto oferece cursos e oficinas gratuitas de música, audiovisual e cerâmica, e já atendeu mais de 500 pessoas. Além disso, a ação promove a geração de renda, promoção cultural e cidadania.

 

Arte como poder de transformação

“A cultura tem o poder de trazer alento. Esse projeto visa que as pessoas possam criar possibilidades para ressignificar suas vidas depois do rompimento da barragem da Vale. O projeto Anagama vem com perspectivas concretas de trabalho, de novas formas de relação e de valorização da cultura local”, disse Carlos Nagib, coordenador geral do projeto.

 

Financiamento

Financiado com recursos destinados pelo Comitê Gestor pago a título de indenização social pela destruição causada pela mineradora Vale, o projeto conta com apoio de associações, entidades e coletivos de artistas e ativistas sociais da cidade de Brumadinho e dos distritos de Casa Branca, Suzana e Piedade de Paraopeba.

 

Memória às 272 vítimas da Vale

“Presenciar ações como essa é muito importante para nós, pois toda ação que traz melhoria e bem-estar dialoga com a memória viva dos nossos amores”,disse diretoria da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho).

 

Inscrições

As atividades retornam em meados de março. As informações sobre oficinas, atividades e inscrições serão divulgadas na página do Instagram do projeto (@projetoanagama), no site oficial (https://anagama.com.br/) e também na página da ONG Contato (https://www.instagram.com/ contatoong/).

 

 

Rolar para cima