No ato que marca 5 anos e 10 meses de impunidade, relembramos a dor e a transformação na vida de 272 famílias que perderam seus entes queridos no rompimento da barragem da empresa Vale, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019.
Durante o Ato em Honra às Vítimas, também celebramos datas significativas, como o Novembro Azul e a Proclamação da República. Em sua fala, a diretora da Avabrum, Kênia, destacou o atraso na inauguração do Memorial das Vítimas, causado pela demora da empresa Vale em cumprir suas responsabilidades. Foi reforçado o prazo para as famílias levarem objetos pessoais a serem depositados no Memorial, um espaço de memória e luta.
Continuamos firmes na busca por justiça, pelo encontro das vítimas ainda não localizadas pelo Corpo de Bombeiros e não identificadas pelo IML, pela inauguração do Memorial, pelo fim da impunidade e para que crimes como este jamais se repitam.
Além disso, o advogado Dr. Danilo trouxe atualizações sobre o andamento do processo criminal. A diretora Andresa anunciou seu desligamento da diretoria da Avabrum, mas reafirmou seu compromisso como associada, colocando-se à disposição para seguir lutando por justiça em todos os espaços que ocupar.