notícias

AVABRUM segue fazendo conexões pelo mundo para conscientizar as pessoas e clamar por justiça

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

Na tarde do dia, 24/02/2025 a diretoria da AVABRUM participou junto com a advogada Thabata Pena (@cordilheira.instituto ), que representa a AVABRUM nos processos criminais no Brasil e acompanha a queixa na Alemanha, de um evento online de formação de pessoas interessadas na cooperação internacional.

Organizado pela @misereor , em parceria com a @kobrasilien , foram narrados os fatos e as omissões da @valenobrasil e da @tuvsud Tüv Süd que levaram ao rompimento da Barragem na Mina de Córrego Feijão em 2019 de propriedade da Mineradora Vale S.A., na cidade de Brumadinho/MG, o qual ceifou a vida de 272 pessoas, sendo 250 trabalhadores da mineradora.

Foi realizada uma explanação sobre a luta e trajetória da Associação de familiares e apresentadas considerações sobre as iniciativas de responsabilização criminal no Brasil e na Alemanha.

No Brasil, seguimos lutando para que 16 indiciados (inclusive Fabio Schvasrtsman, o ex-presidente da Vale S.A. – a decisão de retirá-lo das ações penais não é definitiva e aguarda-se o julgamento do recurso) e as empresas Vale e Tuv-Sud sejam condenamos criminalmente pelos crimes dos quais são acusados.

Na Alemanha, acompanhamos com os nossos parceiros @ecchr.eu e @misereor a representação das vítimas para que seja aberta uma ação criminal contra a empresa TÜV Süd (matriz alemã da filial brasileira) e seus funcionários cuja conduta foi decisiva para a emissão do equivocado laudo de estabilidade da barragem em 2018.

“Nossa gratidão aos parceiros internacionais pela oportunidade de falar, de criar memória, de não soltar nossas mãos e não permitir que o crime do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho caia no esquecimento. Estamos de portas abertas para recebê-los em Brumadinho na AVABRUM o convite para conhecer a Fundação Memorial inaugurada em 25 de Janeiro de 2025” relata representante da Diretoria da AVABRUM.

 

 

 

Rolar para cima