notícias

Diversão para todos: Mário Campos recebe ‘Manhã Lúdica’ com programação gratuita no domingo (29)

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

Idealizado pelos familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, evento voltado especialmente para o público infantil terá muitas brincadeiras, oficinas, contação de história, além de distribuição gratuita de gibi e livro que contam de forma lúdica a história da tragédia-crime.

 

Brumadinho, 26 de outubro de 2023 – No próximo domingo, 29 de outubro, acontece em Mário Campos, na Praça da Igreja Matriz, bairro São Tarcísio, das 8h às 12h, a Manhã Lúdica. Com uma programação gratuita, voltada para divertir, ensinar e conscientizar o público infantil sobre o rompimento da barragem da Vale em 2019. No evento, além de muitas brincadeiras e oficinas, haverá contação de história do gibi e do livro infantil ‘Brumadinho: a Reconstrução do Paraíso’, e distribuição gratuita dos exemplares. 

 

Escrita pela psicopedagoga e contadora de história Eunice Aparecida Santos e pela professora, pedagoga, doutora em educação e escritora Ludimila Corrêa Bastos, a história ‘Brumadinho: a Reconstrução do Paraíso’ conta, através do olhar infantil, o que aconteceu em Brumadinho no dia 25 de janeiro de 2019, quando o colapso da barragem da Vale matou 272 pessoas. 

Lançado no último domingo (22), em Brumadinho, livro e gibi foram atrações principais, além da contação de história. 

 

“Foi uma manhã superpositiva, as crianças super envolvidas e participativas. E as crianças aqui, em Brumadinho, sabem do contexto e sobre a tragédia. Foi muito bom contar essa história de uma forma lúdica, mas com seriedade, pois foi muito sério o que aconteceu. O que a gente quer é que ninguém mais passe por isso de novo”, disse Ludimila. 

 

Eunice também ressaltou a compreensão do público infantil sobre o contexto das publicações: “A receptividade das crianças em relação à história superou minhas expectativas. Falar de uma tragédia para crianças tão pequenas é um grande desafio, mas elas entenderam o recado. Isso me trouxe uma nova esperança de mudança, de reconstrução. A comunidade viveu muito tempo o luto, que ainda permanece, mas esse projeto é uma forma de trazer uma nova leitura, ressignificação para a população e, em especial, para os futuros adultos”, apontou.

 

Formato digital

O gibi e o livro infantil “Brumadinho: a Reconstrução do Paraíso” também podem ser acessados através dos links abaixo: 

Livro

https://www.flipsnack.com/97F66ABBDC9/livro-infantil-brumadinho-a-reconstru-o-do-para-so/full-view.html 

Gibi

https://www.flipsnack.com/97F66ABBDC9/gibi-brumadinho-a-reconstru-o-do-para-so/full-view.html 

 

O projeto ‘Manhã Lúdica’ é uma idealização da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão – Brumadinho) realizada por meio do Projeto Legado de Brumadinho*. Para maiores informações acesse as redes sociais da AVABRUM e também o site e redes sociais do Projeto Legado de Brumadinho*. 

 

SERVIÇO

Manhã Lúdica em Mário Campo

Quando: domingo, 29 de outubro

Onde: Praça da Igreja Matriz, Bairro São Tarcísio

Horário: das 8h às 12h

Evento gratuito

NOTA AVABRUM

Comunicamos a todos os familiares e amigos que o MEMORIAL ainda não está aberto. Estamos empenhados para que em breve

Veja mais
Rolar para cima