notícias

Hospital Regional de Teófilo Otoni é finalmente inaugurado e vai atender toda a população da região Nordeste de Minas

DIRETORIA AVABRUM

DIRETORIA AVABRUM

A obra foi entregue graças aos recursos destinados pelo Acordo de Reparação e contou com a presença da AVABRUM.

Foi inaugurado na manhã desta segunda (15/12) o Hospital Regional de Teófilo Otoni (HRTO), no Vale do Mucuri, uma unidade de alta complexidade e vai beneficiar mais de 800 mil pessoas de mais de 50 municípios da região Nordeste de Minas, onde estão os Vales do Mucuri e Jequitinhonha. O HRTO é 100% SUS e o primeiro dos cinco grandes hospitais que tiveram as obras retomadas após 8 anos de paralisação.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti, o ” hospital vai transformar completamente a realidade local. Ele será capaz de ter uma resolubilidade de mais de 90%, o que significa que os pacientes que moram aqui na região, conseguirão resolver os seus problemas de saúde perto de casa”, detalhou o secretário.

Ele recebeu um repasse de R$ 127,5 milhões do Acordo Judicial de Reparação da tragédia de Brumadinho e será administrado pelo Hospital Mário Pena. O valor será destinado para compra de equipamentos médico — hospitalares, itens permanentes e de consumo, além de pequenas obras e reformas necessárias para o funcionamento da unidade.

Para a presidente da AVABRU, Nayara Porto, que participou da solenidade, juntamente com as diretoras Iracema de Oliveira e Jacira Francisca “é mais uma obra que foi paga em 25/01/2019 e que saiu muito cara porque precisou que 272 pessoas, fauna e flora morressem para que essa obra saísse dos escombros e se tornasse realidade”.

Estrutura

Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, equivalente a cerca de três campos de futebol, o hospital abrigará 427 leitos, incluindo internações adulto, pediátrica e maternidade. Trinta leitos compõem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 são leitos de UTI neonatal. O centro obstétrico terá quatro salas de parto e três alas de PPP, modelo que integra pré-parto, parto e pós-parto, em ambiente humanizado.

A estrutura inclui ainda oito salas de cirurgia, pronto atendimento com 20 leitos de observação e três de emergência, além de equipamentos de apoio ao diagnóstico, como ressonância magnética, tomografia, ultrassom, ecocardiograma, mamografia, raio-X e endoscopia. A unidade ofertará serviços de alta complexidade, como neurocirurgia, cuidados da obesidade, atendimento a queimados, trauma, hematologia, traumatologia, ortopedia, maternidade de alto risco e urgência e emergência.

Acordo de Reparação

Em 4 de fevereiro de 2026, completam-se quatro anos da assinatura do Acordo de Reparação. O rompimento, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais. O fato gerou uma mobilização intensa da sociedade, em diversas frentes, como nos trabalhos para resgate das pessoas, nas buscas por vítimas e no anseio por Justiça. O Poder Público se uniu para responsabilizar a empresa Vale S.A. pelos danos causados às regiões atingidas e à sociedade mineira. O Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública de Minas, com mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), assinaram o Acordo Judicial para reparação dos danos coletivos, socioeconômicos e socioambientais, além de medidas de compensação para todo o estado de Minas Gerais, tendo como valor global a quantia de R$ 37,68 bilhões.

Rolar para cima