Interessados devem se inscrever por telefone ou na sede do local, na R. Aristides Passos, 421, Centro. No ato da inscrição, é necessário apresentar o nome completo da vítima ou comprovante de trabalho dela anterior ao dia 25/01/2019.
Um espaço para o convívio dos familiares das vítimas fatais do rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, para estimular e fortalecer vínculos e ajuda mútua entre eles. É com este propósito que o Centro de Convivência dos familiares foi idealizado pela AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão). Em pleno funcionamento há mais de 2 anos, o Centro de Convivência tem se destacado em Brumadinho como um importante local para a superação do luto e ressignificado da dor pelos familiares.
Fachada principal do Centro de Convivência dos familiares das vítimas fatais do rompimento da barragem
B1 da Mina Córrego do Feijão. Foto: Washington Alves.
No Centro de Convivência, todas as ações e atividades são gratuitas, e podem ser realizadas por mães, pais, filhos, cônjuges, irmãos, tios, sobrinhos, primos, cunhados, sogros, avós de vítimas e também pelos sobreviventes que estavam no Córrego do Feijão em janeiro de 2019. Localizado na Rua Aristides Passos, 421, Centro, nele os familiares das vítimas encontram cursos e oficinas voltados para ressignificação da dor, como a arteterapia, além de Práticas Integrativas Complementares, como a ioga, massoterapia e acupuntura.
Atendendo cerca de 470 familiares por mês, a casa, localizada no Centro de Brumadinho, oferece atendimentos individuais, coletivos, e possui uma área de lazer multiuso para prática de atividades ao ar livre. Além disso, o Centro de Convivência contém um espaço lúdico com monitoria para as crianças.
Sala de convivência dos familiares das vítimas fatais do rompimento da barragem em Brumadinho.
Foto: Washington Alves.
Para Felipe Coelho, um dos diretores da AVABRUM, e professor de informática do local: “O Centro de Convivência dos Familiares de Vítimas é um espaço muito importante não só para falar sobre nossas dores e lutas, mas também é um lugar para descontração e aprendizado. Esse espaço contribui muito para a saúde física e mental dos familiares”, afirmou Felipe Coelho, da diretoria da AVABRUM. Felipe perdeu o pai, Olavo Henrique Coelho, no rompimento da barragem da Vale.
Confira as atividades e cursos oferecidos no Centro de Convivência dos Familiares das Vítimas.
O interessado pode entrar em contato com a secretária do local através do número (31) 99511-8375 ou pelo e-mail [email protected].
Cursos:
– Informática: Segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h ou das 14h às 19h. Às terças-feiras e quintas-feiras, das 9h às 11h ou das 15h30 às 16h.Às
sextas-feiras, das 9h às 11h, às 14h ou às 18h;
*(Por enquanto, as vagas para o curso de informática estão esgotadas. Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Convivência e manifestar interesse na lista de espera).
– Projeto Menina Dança* – Dança e artesanato: Terças-feiras e quintas-feiras – Curso de artesanato, das 14h às 15h, e aulas de dança, das 15h às 16h.
*O Projeto Menina Dança é realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas na tragédia-crime da Vale.
– Reforço escolar: Terças-feiras e quintas-feiras, turmas às 17h30 e 18h30.
Práticas Integrativas Complementares
– Massoterapia: De segunda a sexta-feira (Cada familiar tem direito a 10 sessões).
– Acupuntura: Terças-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras (Cada familiar tem direito a 10 sessões).
Atividades físicas
– Treino funcional: Terças-feiras e quintas-feiras, das 17h30 às 20h30.
– Pilates: Terças-feiras e quintas-feiras, às 9h.
– Alongamento: Sextas-feiras, às 9h
Endereço
Aristides Passos, 421, Centro – Brumadinho
Horário de atendimento
Segunda a quinta: das 7h às 21h
Sexta: das 7h às 20h
Sábado: das 8h às 12h
Siga as redes sociais da AVABRUM:
Instagram: @avabrumoficial
Facebook: Avabrum