Nesta terça-feira (30/04), a AVABRUM esteve presente na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, para acompanhar a homologação do acordo que reconhece o dano-morte e estabelece indenização aos espólios das 272 vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.
O acordo — fruto de mais de 950 horas de mediação judicial entre o TST, familiares, sindicatos, Ministério Público e Defensorias — representa um avanço na responsabilização da empresa.
Para Nayara Porto, presidente da AVABRUM, esse é um passo importante, mas ainda distante da verdadeira justiça: “O nosso pleito sempre foi o reconhecimento das 272 joias. Não faz sentido só reconhecer os trabalhadores. A comunidade, os turistas que estavam na pousada e os nascituros que estavam na barriga de suas mães também são vítimas. A gente tem uma alegria de ter conquistado mais essa vitória, mas não é algo que vai acalentar os nossos corações, porque dinheiro nenhum vai trazer os nossos de volta. A gente quer justiça, quer que os responsáveis sejam presos.”
Seguimos firmes na luta por justiça, encontro, memória, não repetição e direito dos familiares. O valor da vida não se mede, mas a responsabilização é um passo necessário para que novas tragédias-crime não se repitam.